quinta-feira, 27 de outubro de 2011

psiquiatra Dr. Rondon de Castro

CAPS é mais uma conquista de Saúde em Caldas Novas
Anjos que nos dão a mão
PDFImprimirE-mail
Escrito por SECOM
Qui, 12 de Junho de 2008 00:00
Caldas Novas é modelo quando o assunto é saúde, e dentro disso podemos incluir também políticas de saúde mental. Esse trabalho é desempenhado pelo Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS. Um trabalho de grande importância que atende hoje mais de 250 pacientes mensalmente da cidade e municípios vizinhos.

O CAPS veio preencher as necessidades de Caldas Novas e região, que até então não contavam com um atendimento especializado para doenças mentais. O diferencial do Centro é a existência de um tratamento alternativo que deixa de lado o foco que antes existia no médico e medicamento para doenças desse tipo. Há médicos sim, e remédios também, mas existem outras terapias que colaboram no tratamento e às vezes apresentam até mais resultados. Sem contar o registro de casos em que somente a terapia foi usada no tratamento, geralmente casos mais brandos. As terapias são oficinas de arte, música, terapia ocupacional, artesanato entre tantas outras.

O médico psiquiatra Dr. Rondon de Castro atende no CAPS e afirmou a necessidade de centros como esse no tratamento de doenças mentais. "Antigamente existiam métodos arcaicos para o tratamento de doenças psiquiátricas, a internação hospitalar é uma delas. Tirar a pessoa do seu convívio social não é o método adequado de se tratar esses problemas. O CAPS veio com essa nova proposta que é cuidar dos pacientes sem tirar deles a sua rotina, eles passam bastante tempo na instituição e participam de diversos tratamentos. Temos obtido muitos resultados e isso só tende a melhorar", disse.

O quadro de funcionário do centro conta com psicólogos, psiquiatras, terapeuta ocupacional, músicos e artistas plásticos para as oficinas. Atividades que em hospitais psiquiátricos não existem, com exceção de alguns.

O centro atende e trata de pessoas portadoras de transtornos mentais, é um serviço gratuito mantido pela Prefeitura Municipal de Caldas Novas. O serviço busca substituir a internação psiquiátrica e funciona durante todo o dia com portas abertas. Os seguintes serviços são oferecidos: acolhimento e tratamento, atividades terapêuticas em grupo e individualmente, visitas em domicilio, atividades externas como passeios, oficinas de reabilitação com atividades culturais e esportivas. O é destinado a pessoas que apresentam distúrbios mentais como esquizofrenia, pessoas que passaram por internação psiquiátrica, casos de depressão severa e casos crônicos relacionados à saúde mental. No CAPS cada paciente tem um tratamento personalizado de acordo com sua necessidade. As terapias e o paciente são as peça chaves deste tratamento que procura evitar ao máximo os métodos tradicionais, como uso de remédio e internação. Além disso, também são prestados serviços de apoio às famílias dos pacientes, reuniões e outras atividades. Os familiares participam diretamente na recuperação daqueles que procuram o centro.

O atendimento é realizado das 8h às 18h e fica na Rua 61 Qd. 27 Lote 09, Itaguaí II e atende pelo telefone 3454-6840.

Última atualização em Sex, 13 de Junho de 2008 16:48

Nenhum comentário:

Postar um comentário