segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016



Emanoela Moraes  -  19 de Março de 2010 Em tempos distantes onde Juca perdeu as botas Caldas Novas era cidade de
Coronéis e assinaturas, 1958 época em que uma palavra valia mais do que um vimtem,
Época em que um homem negociava em nome do seu fio de bigode,
Neste tempo apenas coronéis tinham energia ou ate eles mesmo  talvez tivessem lampião a gás.
Era uma época bastante difícil, mas mesmo assim existiam homens,  mulheres e crianças, verdadeiras.
Heróis da era da lamparina, sobreviventes da classe trabalhadora.
Entre esses e outros havia um jovem sonhador.
Era um jovem muito bonito e inteligente, mas seu maior predicado era a humildade.
Guia de cego na infância, Sebastião Coco na época de "assinatura" Coco de nada lhe  valia.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_NLkEuGjPrHUfCYqchi8uYxJjEL1MgKjGmApNnvQu2jlCBPULDKJ9cQZUe4WZp68qyE5GpTf2RIUrv_TFAn_twDO52ApzCzpqAJTmlZZmv3XM-UkTsFYKwykZRE_XAHr1t2FpaI5ntPs/s320/388843_281828608533918_696059439_n.jpgFilho de mãe falecida o que esperava essa criança da vida!
Mas como falei, era um jovem sonhador.
E na época de coronéis,
  um padrinho cego e um irmão pequeno é cachorrinho era toda sua família, um colchão de capim.

A humildade e o sonho era sua bagagem enfim.
E por isso hoje em 2010 quando vi meu pai sentado, descansando, filhos criados, netos grandes e ate bisnetos ele tem e todo dia quando o neto mais manhoso vem, ele sempre tem trocado no bolso.
Então parei a observar e perguntei.
 - Pai, quando o Senhor casou com minha mãe o que o senhor tinha?
Ele então disse
- Você não sabe, mas o dia que  eu apartei casa com  a Maria nós almoçamos na casa do pai dela e jantei na nossa casa, neste dia eu tinha uma lamparina e meio litro de querosene e a mulher comprou tomates fiado e eu danei com elas, mas dias depois eu devia aquela avenida de cabo a rabo, mas seis meses depois eu tinha pagado todo mundo e ate hoje eu tenho nome para comprar onde eu quiser e o que eu quiser!
Eu ouvi tudo com uma satisfação enorme e entendi que realmente Sebastião Coco não poderia
ser assinatura de um simples Coronel.
Pois, Sebastião Coco e o nome de um HEROI!

Emanoela Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário